Pular para o conteúdo principal

#382 Discurso na ONU

Legenda

Eu mesmo fui um desses que fez dupla poda. Respeitamos a relação vinhateiro-videira na decisão da medicação a ser utilizada e no seu uso off-label. Não entendemos porque muitos países, juntamente com grande parte da mídia, se colocaram contra o vinho convencional.


Explicação

Esta é uma paródia do discurso de Jair Bolsonaro em 21 de setembro de 2021. O trecho original é:

Senhoras e senhores, É uma honra abrir novamente a Assembleia-Geral das Nações Unidas. Venho aqui mostrar o Brasil diferente daquilo publicado em jornais ou visto em televisões. O Brasil mudou, e muito, depois que assumimos o governo em janeiro de 2019.

Estamos há 2 anos e 8 meses sem qualquer caso concreto de corrupção. O Brasil tem um presidente que acredita em Deus, respeita a Constituição e seus militares, valoriza a família e deve lealdade a seu povo. Isso é muito, é uma sólida base, se levarmos em conta que estávamos à beira do socialismo.

Nossas estatais davam prejuízos de bilhões de dólares, hoje são lucrativas. Nosso banco de desenvolvimento era usado para financiar obras em países comunistas, sem garantias. Quem honra esses compromissos é o próprio povo brasileiro. Tudo isso mudou. Apresento agora um novo Brasil com sua credibilidade já recuperada.

(...)

Eu mesmo fui um desses que fez tratamento inicial. Respeitamos a relação médico-paciente na decisão da medicação a ser utilizada e no seu uso off-label. Não entendemos porque muitos países, juntamente com grande parte da mídia, se colocaram contra o tratamento inicial.

Referências & curiosidades

  • Cubas e tanques podem ser de inox, concreto, madeira ou argila, sendo usadas em diferentes etapas de vinificação, como na fermentação ou envelhecimento.

  • Michel Rolland é um enólogo francês, conhecido por realizar consultorias para diversos produtores no mundo. Na época em que Robert Parker possuía grande influência, os produtores assessorados por Roland conseguiam notas altas de seus vinhos nas revistas e avaliações. No Brasil assessorou o Grupo Miolo.

  • O Concurso de Bruxelas é um evento de avaliação de vinhos, que confere medalhas aos produtos. Estas medalhas são posterioremente incorporadas aos rótulos, sendo um chamariz para a venda. Estes vinhos são geralmente produtos comerciais com pouca ou nenhuma qualidade enológica.

  • A dupla-poda é uma técnica de viticultura desenvolvida no Brasil para que videiras vínicas possam produzir seus frutos no inverno do sudoeste brasileiro, época seca e amena, mantendo-as adormecida ao longo do verão. A qualidade destes vinhos é discutível, e há relatos que pode levar à morte precoce de videiras.

  • Leandro Baena, conhecido como Choro da Videira, é um ferrenho bolsonarista e defensor ufanista e cego do vinho brasileiro.

Transcrição

Quadrinhos com o discurso:

SENHORAS E SENHORES, É UMA HONRA ABRIR NOVAMENTE A ASSEMBLEIA-GERAL DAS
NAÇÕES UNIDAS. VENHO AQUI MOSTRAR O VINHO BRASILEIRO DIFERENTE DAQUILO
PUBLICADO EM JORNAIS OU VISTO NAS REVISTINHAS. O VINHO BRASILEIRO MUDOU, E
MUITO, DEPOIS QUE ASSUMIMOS O GOVERNO EM JANEIRO DE 2019.

ESTAMOS HÁ 2 ANOS E 8 MESES SEM QUALQUER CUBA DE CONCRETO NO NOSSO
VINHO. O BRASIL TEM VINHATEIROS QUE ACREDITAM EM DEUS, RESPEITAM O INOX E
SEUS SIMILARES, VALORIZAM O CARVALHO E DEVEM LEALDADE À MICHEL ROLAND. ISSO
É MUITO, É UMA SÓLIDA BASE, SE LEVARMOS EM CONTA QUE ESTÁVAMOS À BEIRA DA
DESCLASSIFICAÇÃO NO CONCURSO DE BRUXELAS.

NOSSAS VINÍCOLAS DAVAM PREJUÍZOS DE BILHÕES DE DÓLARES, HOJE SÃO
LUCRATIVAS. NOSSO BANCO DE DESENVOLVIMENTO ERA USADO PARA FINANCIAR
VINHOS EM PAÍSES COMUNISTAS, COMO A FRANÇA E A ITÁLIA. QUEM HONRA ESSES
COMPROMISSOS É O PRÓPRIO POVO BRASILEIRO. TUDO ISSO MUDOU. APRESENTO
AGORA UM NOVO VINHO BRASILEIRO COM SUA CREDIBILIDADE JÁ RECUPERADA.

Sub-legenda:

MIMIMI DA VIDEIRA DISCURSA NA ONU

Localização

Naçoes Unidas

Originalmente publicado

Instagram em 21 de setembro de 2021