Pular para o conteúdo principal

#418 Telescópio James Webb

Selecione uma imagem:

Legenda

Dica do dia: o foguete Ariane 5 foi inspirado nas garrafas compridas dos vinhos da Alsácia.


Explicação

Após décadas de pesquisa, desenvolvimento e construção, o James Webb Space Telescope (JWST) foi lançado em 25 de dezembro de 2021. A bordo de um foguete Ariane 5, ele percorreu cerca de 1,6 milhões de quilômetros até atingir um ponto gravitacional estável (ponto de Lagrange), onde abrirá seus espelhos e sensores para detecção de ondas de infravermelho vindas das profundezas históricas do universo. Tal como seu antecessor Hubble contribuiu para a astronomia, supõe-se que dentro de alguns meses ou anos o JWST nos trará grandes revelações sobre nossa origem.

O tema geral é a dicotomia simplicidade X complexidade, ignorância X conhecimento. A frase Vinho bom é aquele que você gosta! é usada para justificar nossas escolhas, reduzindo o valor da bebida à uma questão da estética do gosto. Contrapõe-se as ideais de que o vinho é uma construção social, a partir da relação entre homem e natureza, e que a avaliação da bebida deve considerar estas questões. Vinho não pode ser avaliado como bom ou ruim somente pelo olfato e sabor.

Mas até o telescópio desistiu disso.

Referências & curiosidades

  • Na legenda, o foguete francês Ariane 5 (lançado ao espaço a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa.) tem sua forma comparada às garrafas de vinho da Alsácia, França (também usadas na Alemanha). Compridas, sempre acomodam-se com dificuldade nos nichos e adegas projetadas para outros vinhos mais populares.
  • Este quadrinho faz parte da série Quadrinhos Deprês iniciada em #402 Egófilos.
  • Este quadrinho é um dos poucos desenhados inteiramente a mão.

Transcrição

Quadrinho em cinco partes:

LEGENDADESENHO
O TELESCÓPIO JAMES WEBB FOI LANÇADO AO ESPAÇO...Foguete numa base de lançamento
... E VIAJOU UM MILHÃO DE QUILÔMETROS.Foguete saindo da atmosfera da Terra, dizendo VAMO NENÊ!
AO CHEGAR NUM DOS PONTOS GRAVITACIONAIS DE LAGRANGE...Telescópio separando-se do foguete
...APONTOU SEUS ESPELHOS PARA A ESCURIDÃO DO UNIVERSO...Telescópio com os espelhos armados
...SÓ PARA NOS ESCLARECER QUE:VINHO BOM É AQUELE QUE ADVÉM DA RELAÇÃO RESPEITOSA ENTRE TRABALHADORES, ENTRE ESTES E A TERRA, E DA HUMANIDADE COM SUA HISTÓRIA, ORIENTADO POR UMA INFINITUDE DE JUÍZOS ESTÉTICOS VOCÊ GOSTA!!
  1. Foguete numa base de lançamento
  1. Telescópio separando-se do foguete

Localização

LaGrange, Ohio

Originalmente publicado em

Instagram em 25 de janeiro de 2022.