Pular para o conteúdo principal

#413 Vinhas Velhas

Legenda

Os pesadelos de qualquer vinha velha são fungos patogênicos e o reajuste de 59 anos da Qualicorp.


Explicação

O quadrinho traz um diálogo entre videiras velhas, em tom saudosista e de reclamação. A primeira frase é uma referência aos órgãos reguladores da produção de vinho, que em alguns locais tentam impor restrições de rendimento das videiras para melhoria da qualidade e/ou redução da oferta (e consequente aumento dos preços).

A segunda frase é um trocadilho entre o ditador espanhol General Franco e o termo pé-franco, para videiras que não passaram por enxertia. A enxertia fez-se necessária no século 19 para controle da praga filoxera; poucas videiras no mundo são plantadas em sua própria raiz.

A terceira afirmação é uma reclamação comum entre os segurados de planos de saúde, que tem seus procedimentos negados pela operadora. A aplicação de sulfato de cobre é um procedimento comum para controle de pragas, sobretudo fungos. A legenda retoma esta ideia: o pesadelo de fungos patogênicos, e os reajustes absurdos que as operadoras de saúde promovem ao mudar de faixa, sobretudo de 59 anos.

Finalmente, a outra videira responde que está fazendo tratamento precoce na Prevent Senior, operadora de saúde envolvida em escândalo ao promover tratamento contra Covid-19 sem eficácia e que caiu em descrédito em 2021.

Referências & curiosidades

  • A Qualicorp foi meu maior pesadelo entre 2012 e 2021. Ainda bem que cancelei.
  • O quadrinho reutiliza desenhos de vinhas de #174 Condução de videiras.

Transcrição

VINHA 1:

OS POLÍTICOS DE HOJE QUEREM LIMITAR NOSSO RENDIMENTO!

VINHA 2:

SAUDADE DOS TEMPOS DO GENERAL PÉ FRANCO!

VINHA 1:

E MEU PLANO DE SAÚDE QUE NEGOU APLICAÇÃO DE SULFATO DE COBRE!

VINHA 2:

EU FIZ TRATAMENTO PRECOCE NA PREVENT SENIOR!

SUB-LEGENDA:

VINHAS VELHAS

Localização

Prevent Sênior Dubai

Originalmente publicado

Instagram, em 6 de janeiro de 2022.