Pular para o conteúdo principal

#371 Aprenda a pronunciar: Uvas

Legenda

Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais, deixe um comentário e transfira todas suas riquezas para o pix pix@bebiodicionario.com


Explicação

Esta lista faz parte da série Aprenda a Pronunciar, para ensinar a pronunciar erroneamente termos importantes da enofilia. Esta lista refere-se a variedades de uvas. Veja na tabela abaixo.

Referências & curiosidades

  • Em julho de 2021 o presidente Russo Vladimir Putin decretou que apenas vinho espumante russo poderá ser vendido como Champagne, invertendo toda a lógica das estruturas de Denominação de Origem. Esta tema aparece em #366 Vinho Russo

Transcrição

APRENDA A PRONUNCIARREGIÕES VINÍCOLASExplicação
CHARDONNAYCHÁ DO NEYChardonnay é uma das variedades de uva branca vinífera mais populares do mundo. Originária da região de Saône-et-Loire, França.
VIOGNIERVINHONHINHÊVariedade de uva vinífera branca originária do norte do Vale do Rhône, França.
IZABELISABEL COM ZÊVariedade de uva híbrida entre vitis labrusca e vinifera, originária da região da Carolina do Sul, Estados Unidos. Amplamente cultivada no Brasil e Índia.
CRLJENAK KAŠTELANSKICRLJENAK KAŠTELANSKIVariedade vinífera tinta, também conhecida como Tribidrag, Primitivo e Zinfandel, originária da região da Dalmácia, Croácia.
PRIETO PICUDOHIHIHIHIHIHIHIHIHIHIHIHIHIVariedade vinífera tinta do noroeste da Espanha.
DURASHIHIHIHIHIHIHIHIHIHIHIHIHIVariedade vinífera tinta da região de Gaillac, sudoeste da França.
DUREZAMINHA VIDAVariedade tinta praticamente extinta da região do Vale do Rhône e que deu origem à variedade Syrah.
SCHIAVA GROSSAXAVA GROSSAVariedade vinífera tinta da região do Alto Ádige, Itália.
TEMPRANILLOFIAT TEMPRA CAIU NO NILOTempranillo é uma das variedades de uva tinta vinífera mais plantadas no mundo. Originária da Espanha.
CATAWBACATUABAVariedade uva não-vinífera (provavelmente Vitis Labrusca pura ou híbrida), originária do sudeste dos Estados Unidos.
FERNANDOVariedade vinífera tinta, extramente tânica, da região de Macillac no sudoeste da França.
CATARRATTOCATARROVariedade vinífera branca amplamente plantada na ilha de Sicília, Itália.
PINOT NOIRПИНО-НУАРPinot Noir é uma das variedades de uva tinta vinífera mais populares do mundo. Originária da França, mas a região exata ainda é incerta. ПИНО-НУАР é a transliteração de Pinot Noir para o alfabeto cirílico.

Localização

No Tengo Idea Como Se Llama

Originalmente publicado

Instagram em 22 de julho de 2021