Pular para o conteúdo principal

#378 Enoevangelizadores

Legenda

Olá, você tem vinte e cinco minutos para ouvir a palavra de Thévenet?


Explicação

Este quadrinho tenta explicar o mito da origem do vinho natural a partir da fusão de evidências arqueológica com mitologia grega e de religiões abraâmicas. Os eventos ocorrem na semana seguinte à criação do Universo. O primeiro vinho surgiu a partir da fermentação espontânea de uvas, sem aditivos, portanto pode ser considerado Vinho Natural. Na mitologia da Grécia Antiga, Dioniso é o deus dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insânia, do teatro, dos ritos religiosos e sobretudo, da intoxicação que une o bebedor à deidade. Dioniso cresceu (ou, dependendo da interpretação, constituiu) o Monte Nisa.

No dia seguinte repetem-se os acontecimentos do Jardim do Éden, só que desta vez ao invés do fruto proibido Deus proibe Adão, Eva e um tal de Emerson de utilizar o aditivo proibido. Sulfitos (ou, de forma simplificada, SO2) são considerados aditivos rejeitados pelos defensores do vinho natural. Sulfitos são usados em larga medida nos vinhos convencionais.

No último dia, Deus botou na Terra alguém para espalhar a palavra do Vinho Natural no Brasil, sujeito fictício (mas baseado em várias pessoas conhecidas) que só é visto se gabando de tal feito em mesas de restaurante.

Referências & curiosidades

  • Jean-Paul Thevenet é um dos produtores precursores da vinificação natural em Beaujolais na década de 1980.

Transcrição

Quadrinho com um monólogo.

E NO OITAVO DIA, DEUS PEGOU AS UVAS CRIADAS NA SEMANA ANTERIOR,
LEVOU PARA O TOPO DO MONTE NISA E DEIXOU FERMENTANDO ATRÁS
DE UMA ROCHA. ASSIM SURGIU O VINHO NATURAL.

NO NONO DIA, DEUS FALOU PARA ADÃO, EVA E ÉMERSON PARA JAMAIS
USAREM Ο ADITIVO PROIBIDO. ÉMERSON NÃO DEU OUVIDOS, TACOU SO2
E DESDE ENTÃO VIVEMOS NO PECADO DO VINHO CONVENCIONAL.

NO DÉCIMO DIA, DEUS BOTOU NA TERRA AQUELE CARA PENTELHO QUE FICA SE GABANDO DE TER INTRODUZIDO O VINHO NATURAL NO BRASIL, AINDA QUE SUA APARIÇÃO OCORRA
SOMENTE EM MESA DE RESTAURANTE DESCOLADO.

Sub-legenda:

ENOEVANGELIZADORES

Localização

Igreja Vinho Novo

Originalmente publicado

Instagram em 23 de agosto de 2021