Pular para o conteúdo principal

#394 Clonagem

Legenda

Proteja seu vinho e habilite um abridor de duas etapas.


Explicação

É comum nas redes sociais pessoas postarem avisos de que tiveram o número de WhatsApp clonado por golpistas. Aqui no entanto, o produtor de vinhos alerta que teve seu vinhedo clonado.

A utilização de clones de videiras é muito comum no plantio de um vinhedo. Uma vinha que tem qualidades de destaque (como por exemplo, resistência a pragas ou algum característica de destaque na bebida) pode ser propagada através de clone, preservando o material genético. No entanto, estes vinhedos são mais suscetíveis a doenças não-previstas, ou ainda, menor complexidade organoléptica. Alguns produtores usam a técnica da seleção massal, em que um vinhedo é composto por vinhas com material genético diverso.

Referências & curiosidades

  • Para evitar o acesso não autorizado a contas do WhatsApp, sugere-se habilitar a Autenticação em Duas Etapas (que são duas barreiras de autenticação para acessar a conta). Um abridor de duas etapas é o saca-rolhas mais utilizado e preferido por sommeliers. Este abridor é de manuseio simples e recomendado para rolhas íntegras.

Transcrição

Icone do WhatsApp, seguido do texto:

URGENTE!!

INFORMO QUE TIVE MEU VINHEDO CLONADO!

Tem vinhateiro fazendo vinho usando meu nome. Desconsiderem jabás recebidos.

Só uso vinhas de seleção massal.

Localização

Whatsapp Bar

Originalmente publicado

Instagram em 8 de novembro de 2021